sexta-feira, 29 de maio de 2009

e se??

e se hoje, quando saí do exame de economia, tivesse feito o que queria?

ainda bem! ainda bem que correu bem, e que eu vou ter nota de relevância...


ODEIO ECONOMIA, PREÇOS DE MERCADO, FÓRMULAS E EXAMES TIPO TEST A DESCONTAR.


ODEEEEEIIIIIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Economía y relaciones personales - !lo mismo!

Se bem me lembro, quando me inscrevi em Economia, tinha a sede de aprender e compreender esta sociedade.

O exame é amanhã - surpreendentemente, tem-me dado imenso gozo estudar. O único problema mesmo é decorar as mil fórmulas para tudo e mais um par de botas e perceber porque é que é para a direita e não para a esquerda.

Depois segue-se a minha incrível capacidade analista das coisas - e no meio de tudo isto eis que surgem as novas metáforas para relações interpessoais em conceitos económicos.

Agora é que a festa vai começar - depois de perceber os riscos de investimento, as taxas de interesse composto, e o real valor do capital humano, posso fazer verdadeiras alegorias sobre relações. No fim, traduzindo tudo a gráficos simples e cheios de corezinhas para simplificar a leitura, sei quando a relação pode ser jogada ao Tejo rapidamente.

Estarei a assar de vez?
Faltam 16 dias...


O Barcelona GANHOOOOOUUUU! E com isto houve barulho na minha janela até às 3 da manhã... francamente! Uma pessoa ama viver no centro, mas em vésperas de exames e com tudo bebado pelas ruas, o caso muda de figura!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Estilhaço by Rodrigo

Toca o telefone:



_ Quando souberes viver sem mim ganhas um Nobel...



_ Olha, tchau! Vou Já desligar!



_ Estava a brincar! Diz!



_ Descobri uma fonte no Alamedilla! Mas está seca...



_ Ah boa!



Blah blah blah...



_ Beijinhos, bom trabalho.



_ Beijinhos, bom estudo!



Toca o telefone, é uma mensagem:



_ Descobri um lago com patos e cisnes

Boa! Continua a descobrir essas coisas que eu vou continuar a tentar estudar economia!
Quando chegar a Portugal azucrino-te a cabeça com mensagens:

"_ Descobri que se passar mais de seis horas seguidas na praia me apetece uma noitada de caipirinhas e muita fiesta... queres vir?"


É favour ler o veerde à mouda do Pourto...



Vai dormir Maria, amanhã tens que continuar a desvendar a economia e a refutá-la com ideias utópicas!

Alucino e sou segregada?!

Alucinei e desta foi de vez!
Alguém me pode passar crédito se eu jurar que me cheirou a mar hoje à tarde?
Definitivamente estou a dar em louca – bati no fundo do poço outra vez.

Hey kid, i need you! - 25 de Maio de 2008



Segregação no exame?!

Iniciei hoje a temporada de exames deste último semestre. Para mal dos meus pecados saiu tudo aquilo em que eu não me sentia à vontade para discorrer...

Primeiramente, a matéria ia desde a Belle Époque até aos dias de hoje, a professora é uma picuinhas e perguntou coisas que não interessam ao Menino Jesus e eu tenho a certeza que, no final, ninguém ficou a saber mais do que já sabia de História. Um facto é que depois de ter tido aulas com o Professor Adérito, poucas pessoas terão a capacidade de me pôr a estudar o século XX com tanto entusiasmo – é por isso que uns são pedagogos e outros são professores!

Quando entramos na sala começou o fandango. Alunos aprovados no primeiro controlo para a esquerda, alunos chumbados para a direita – segregação em pleno século XXI. Mas o melhor é descobrir que, afinal, as espanholas têm dias de olheiras, de más caras e de maus penteados! Em dia de exame nas primeiras horas da manhã, elas abrem mão das infinitas horas ao espelho e tornam-se pessoas normais. Qual Cinderela ao bater das doze.

Posso dizer-vos que assim que olhei para o exame comecei a rir... primeira pergunta: nem ideia. Segunda pergunta: meia ideia. Terceira pergunta: um terço de ideia, esclarecida entre dentes junto da Tancy. Quarta pergunta: ideia absoluta, mas segundo as minhas palavras e não as do autor do livro de leitura obrigatória, por isso muita uva, pouca parra.


Como estes exames são respondidos por tópicos, e aqui sinto tanto a falta dos meus de desenvolvimento, acabei-o muito cedo. Tive imenso tempo a reparar na cabulice que ia no auditório. No lado dos chumbados, as folhas eram mais que muitas, de auxiliares de memória, claro está. O que me surpreendeu, é que do lado dos aprovados não vi grandes kits outfits, nem grandes penteados, nem grandes maquilhagens. O que me leva a crer que do outro lado estarão as pirosonas todas: BINGO!

A professora é conhecida por atirar os exames ao ar, a típica característica que se atribui aos professores que dão notas sem aparente justificação – eu já sei porque é que a aparente justificação desta senhora não está à vista dos mais despistados. A senhora passa as pessoas normais, a senhora chumba as pirosonas, as caras que nunca viu nas aulas, os cromos se serviço e as loiras muito loiras com cara de toupeira.

Aqui está! Segregação de alunos por outfits e não por mérito. - 25 de Maio de 2008




domingo, 24 de maio de 2009

É domingo e chove lá fora, amanhã começam os exames.

Troveja... eu tenho medo da trovoada. Não sei quando comecei a ter medo da trovoada, nem porquê. Mas tenho. E muito, demasiado.

Começam os exames e eu começo a não ter vontadinha nenhuma de estudar!

:)

Boa Semana!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

R R R

Há coisas que nos ficam para sempre na cabeça, quando o meu irmão mais velho acabou o curso, e enquanto não dava asas à sua genialidade no mundo da publicidade, andou a fazer uma campanha para a Reciclagem.

Lembro-me que um dia cheguei a casa e tinha um mega eco ponto, com tudo assinalado para ninguém se perder. Passaram alguns anos, 5,6, talvez 7... a mania da reciclagem pegou lá em casa de uma maneira incrível. Até a minha Mãe recicla e refila quando alguém coloca o que não deve no lixo orgânico.

Como somos uns animais de hábitos, viver sozinha não me deu para a preguicite e também aqui eu reciclo. Parece tudo normal até aqui, mas a coisa perde a sua normalidade quando hoje de manhã me lembrei dos primeiros tempos cá em casa.

Fazíamos, (ainda fazemos), muito lixo. Eram os restos mortais da viagem e da mudança, as primeiras compras de supermercado, cartões em barda, e quando nos apercebemos do longe que estava o eco ponto a coisa começou a ficar drástica.

1º - não era um local de passagem obrigatória;
2º - era tão longe como atravessar a Av. de Roma;
3º - o lixo ia crescendo à porta de casa.

Um belo dia, cansadas de tanto lixo e já com muito para despejar, estamos a sair do elevador e um dos caixotes abriu-se aos pés de um vizinho - cenário: copos partidos, embalagens, beatas, maços de tabaco, garrafas de álcool... um espólio de vida boémia muito pouco apropriado para se prostrar aos pés de alguém que não me conhece.

A caricatura da cena valeu fortes gargalhas depois de tudo limpo, a idiotice chegou.

Já vos falei do Fontana, o café onde vamos todos os dias, é só atravessar a rua, é de passagem obrigatória, vamos lá mais que uma vez por dia... E NÃO REPARÁMOS NO ECO PONTO QUE ESTÁ À SUA FRENTE E POR ONDE TEMOS QUE PASSAR PARA ENTRAR!

Escusado será dizer que a partir daí a reciclagem ficou bem mais acessível e passível de ser feita, o lixo não tem grande validade nesta casa e a malta recicla, renova e reinventa!

Não serão bem estes os sinónimos dos três R's - mas eu gosto deles assim.



p.s.- fui acusada de viver em Salamanca e não passar todos os dias na Plaza Mayor... servir-me-á a carapuça se quem a fez nem visitou ainda a cidade? Não creio.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Elementar, meu caro!

Há duas coisas que as mulheres não dispensam nunca. A primeira será necessariamente uma tarde nas compras com as amigas e um cartão recheado, a segunda é comprarem roupa a metade do preço.

Elementar, tão elementar como um fim-de-tarde regado a minis e composto por amendoins, tremoços e pevides, para os homens.

Uma das coisas mais fantásticas que Salamanca tem são as suas lojas e os seus preços sempre com ofertas especiais. Por isso, e ao longo de oito meses, há um percurso que tenho feito pelo menos uma vez por mês: CENTRO COMERCIAL EL TORMES.

Imaginem, caras leitoras, um outlet Mango do tamanho da Zara do Chiado, agora imaginem a colecção especial da Penelope a menos de 50%... já babam? E para vos adocicar a leitura a loja também oferece variadas escolhas de vestidos e carteiras – um sonho tão grande como um fim-de-semana na EuroDisney.

Como bom projecto de senhora que sou, também recorro sempre ao hipermercado, e aí a aventura vira uma animação pegada: O MERCADONA tem uma variada gama de produtos de beleza a tuta e meia, uns equipamentos que não servem para nada mas que me tiram do sério, coisas como preparados para fumar salmão, escovilhões de aparelho, latinhas de tamanho individual. Uma preciosidade pitoresca ao mais alto nível.

Nestas tardes de excursão a Santa Marta de Tormes, há sempre um ritual intrínseco, um ritual que, como tantos outros, se perderá em menos de um mês. Hoje foi dia de cumprir o ritual, Mango, H&M, e MERCADONA. Ironia das ironias nenhuma de nós trouxe mimos para os armários, só comida e cremes de beleza.

E sim, as compras são mesmo uma terapia, caros leitores. São o ginásio preferido de uma mulher – quanto mais não seja pelo facto que experimentar roupa em vestiários pequenos, com o calor que faz, é igual a uma ida ao sauna.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Minha Querida Plaza Mayor


Minha Querida Plaza Mayor,


não sei como um dia vou esquecer os momentos que me proporcionaste.


Foram tardes de sesta, foram cartas escritas em tom de saudade, foram macdonald's comidos no teu chão, foram conversas ao sabor de um gelado de yogurt e morango, foram cafés para tratar a ressaca, foram as luzes de Natal e a tua enorme árvore, foram milhares de fotografias...


Foi no teu centro que aprendi a célebre música do álcool, foi contigo que celebrei a passagem d'ano universitária, é por ti que passo quase todos os dias e sempre que entro em ti sei que vou olhar à minha volta ... respirar fundo. Há em ti milhares de milhões de estórias, muitas serão de outrora, de um tempo que já lá foi, outras serão como as minhas, estórias de alguém que veio parar a uma cidade com recantos de mistério.


Minha Querida Plaza Mayor, ontem, já o dia ia longo fui até ti, quis, mais uma vez, gritar bem alto:


AQUI VOU SER FELIZ!!!


Falta-me o ar de louca para o fazer, mas não me posso ir embora sem que a loucura me desprenda das convicções sociais! É importante, é eficaz e essencial.


Sorte dos que um dia cruzaram o seu caminho contigo,

vais deixar saudades minha querida Plaza,

demasiadas saudades,


Até Sempre,

Maria


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Obrigada, Gina!

Minha Querida,

obrigada por teres trazido um cheirinho de casa, um cheirinho de Timor e muita amizade!

Obrigada por teres vindo, teres deixado a tua marca e teres partido deixando saudades.

Obrigada pelo fantástico jantar, pelas horas de conversa e pela amizade.

Obrigada minha Pequena Grande Mulher!

Talvez

Talvez seja tempo de dizer:

SALAMANCA, TU MATAS-ME!


De Sábado para Domingo sonhei com praia, bikini, sesta, amigos, mar, as minhas Avencas... quando acordei descobri que não ia ganhar mais que um banho na minha pequena e mísera banheira.

Talvez seja este o sinal que aqui a minha vida está com os dias contados, e que por muito que queira que os próximos tempos sejam inesquecíveis, sei que quando chegar o Verão está à minha espera!

Talvez seja tempo de mudar e fazer um novo caminho:

Salamanca - Lisboa.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Para ti, JAI HO MOR











mi corazón esta colgando en tus manos

Carlos Baute

"Quiza no fue coincidencia encontrarme contigo
tal vez esto lo hizo el destino
quiero dormirme de nuevo en tu pecho
y despues me despierten tus besos
tu sexto sentido sueña conmigo
se que pronto estaremos unidos

esa sonrisa traviesa que vive conmigo
se que pronto estare en tu camino
sabes que estoy colgando en tus manos
asi que no me dejes caer
sabes que estoy colgando en tus manos

(estribillo)
te envio poemas de mi puño y letra
te envio canciones de 4.40
te envio las fotos cenando en marbella
y cuando estuvimos por venezuela
y asi me recuerdes y tengas presente
que mi corazon esta colgando en tus manos
cuidado, cuidado
que mi corazon esta colgando en tus manos

no perdere la esperanza de hablar contigo
no me importa que dice el destino
quiero tener tu fragancia conmigo
y beberme de ti lo prohibido
sabes que estoy colgando en tus manos
asi que no me dejes caer
sabes que estoy colgando en tus manos ~

(estribillo)
cuidado, cuidado mucho cuidado,cuidado
no perdere la esperanza de estar contigo
cuidado, cuidado mucho cuidado,cuidado
quiero beberme de ti todo lo prohibido
cuidado, cuidado mucho cuidado,cuidado
quiero amanecer besando toda...
toda tu ternura mi niña,
mi vida te necesito"


Há momentos, em que pomos mesmo o coração nas mãos de outrém, quando ele cai... dói!
E há outros em que ele está bem nas mãos das JAI HOS e aí, ele nunca vai cair, e estará sempre seguro.

Os quiero guapitas
JAI HO

Tenho a certeza!

Agora tenho a certeza de uma coisa...

A mensagem chega...

"Minha querida, pode não ter muita importância aquilo que penso, mas aquilo que escreveu até hoje, uns dias é uma lufada de ar fresco,outros um pensamento profundo,outros um sorriso,outros uma lágrima que teima em saltar...Quanto mais não seja, é um arquivo que deve guardar e continuar mesmo que só para si (o que eu não acredito) para MAIS TARDE RECORDAR!!!!Vá, cabeça para cima e P' frente que é o caminho!"

Foi uma das respostas que recebi ao último estilhaço publicado!
Obrigada quem lê, quem não cala um estilhaço em maneira de lágrima que não pode nem vai saltar!

Tenho a certeza de uma coisa! Falta um mês e há coisas que ainda estão por fazer!
Não as deixarei por mãos alheias!

Amanhã chega uma grande pessoa! Uma das minhas amigas que fez o curso de Teatro comigo - é uma pessoa especial, como todas as que durante três anos lutaram por serem mais e melhor!

Vem cheia de garra para conhecer a cidade e traz mimos da sua Querida Mãe para as emigras... oba oba!

Ontem fui beber um caña SEM ÁLCOOL com o Rodrigo! Conversa puxa conversa e lá ficamos nós perdidos em considerações de Portugal versus Espanha, Porto versus Lisboa, vida, relações, lembranças do nosso S. Martinho do Porto... um fim de tarde que sabe bem por terras de Espanha!

Espero que os próximos tempos tragam novas aventuras e novos estilhaços!

Por aqui ficarei até que a alma me doa, as mãos deixem de teclar e o pensamento de trabalhar!

VIM PARA FICAR!
AQUI VOU SER FELIZ!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

E se...?

E se, pela primeira vez, este blog estiver a deixar de fazer sentido?

E se ele nunca fez sentido?

E, afinal, quem lê o que para aqui ponho?

E se, por uma vez na vida, não me apetecer escrever nada pelo simples facto que não tenho na escrever?

E se, pela primeira vez na vida, não tenho nada para dizer ao mundo?

E se, por um breve instante, um dia passares por aqui saberás quem sou?

E se, parar e pensar... sei que me falta um mês e começo a sofrer por antecipação! MEA CULPA!


Novo desafio: 'O Teatro como Expressão Política'...

E se, o Professor não gostar?

E se... sabes?

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Capitalistas e Jai Hos

Os últimos tempos têm sido tão intensos que tem-me sido impossível actualizar o espaço do blog.

Depois da visita do Tomaca e do Vasquinho, as Jai Hos vieram até Salamanca e posso garantir que a cidade tremeu de quinta a domingo!

Encheram a cozinha de mantimentos, trouxeram boa disposição, abanaram os rabos e os capacetes na noite local e no fim deixaram a saudade do fim.

A pouco e pouco o fim da meta aproxima-se e há no ar um sabor agridoce... hoje garanto que matava por um mergulho no mar, uma tarde nas Avencas. Amanhã já não devo matar ninguém para além da Jai Ho Aloucada...

Obrigada por terem vindo!
Beijinhos a todas!