sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Quim e Pessoa, os extremos juntaram-se hoje!

O QUIM É O REI!

Quem não vibrou já no arraial da terriola ao som do Quim? E quem não parafraseou ‘O Quim é o Rei’? E quem acharia possível que na minha aula de inglês, em plena UPSA,
um dos meus colegas tivesse a Cabritinha como toque de telemóvel?

A verdade é que o Quim é mesmo o Rei! E hoje veio mostrar-me quão vasto é o seu reinado e até onde ele arranja fiéis subditos! Era de manhã, a minha apresentação era sobre cultura portuguesa, eu tentava contornar o colapso cardíaco em eminência, não baralhar o inglês com o espanhol e embelezar com o português a minha exposição de factos mas... quando ele se sai com o Quim deixei-me ir! Senti que aquele meu amiguinho da aula era um cúmplice e a língua desenrolou... e a malta falou e falou e falou...

Nem eu sabia que poderia monopolizar uma aula de inglês desta maneira, nem eu sabia que alguém poderia ter conhecimento da dupla capacidade do Quim, ter curiosidade sobre ‘baba de camelo’ (ou mousse de leite condensado, como lhe quiserem chamar), vibrar com o Portugal dos Pequeninos e achar que Portugal é um país desenvolvido... ups! Os espanhóis acham que somos desenvolvidos... okaaaaayyyy....


Já se passaram umas horas e ainda sinto no ar a minha admiração pelas intervenções que foram feitas:
-‘What is baba de camelo?’
- ‘!A mi me encanta Quim Barreiros!’
-‘You look like a Brazilian girl… your skin… bla bla bla…’
-‘Porto is a beautiful city with an underground… eh… como se dice ambiente?’ – e eu lá tento explicar em inglês, uma coisa que nem eu sei bem o que é... e a saga continua... mas no fim corre bem!
-‘I like very much Fernando Pessoa…’ – pronto, e aí toda a minha alma estava entregue! Fernando Pessoa também era do conhecimento da criança!!!!

Senti-me acompanhada pelo Quim, ali, também eu tinha uns subditos curiosos sobre o meu pequeno país e a sua grande cultura. Senti-me feliz por saber que alguém da minha idade, num outro país, se maravilha a comprar Pessoa em português e a lê-lo, saboreando cada palavra e deixando que a barreira linguística se desmorone com a genialidade da obra, mais uma vez comprovei que é inevitável que me tenham como brasileira e, sobretudo, tive a certeza de uma coisa... depois desta prova de fogo não há aula de Inglês que me volte a tirar o sono, me coloque em posição de colapso cardíaco em eminência nem que me ponha a gritar injúrias.


Foi mais uma prova que em Salamanca a vida insiste em me surpreender... doce Salamanca, hoje voltei a apaixonar-me por ti. Gosto de percorrer as tuas ruas, de regressar a casa com legumes frescos, trocar palavras com a peixeira, cruzar-me com os meninos à entrada do colégio e sentir o teu cheiro pela manhã... voltei a sentir que eras minha.


‘Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive’
Ricardo Reis

With a smile,
Have a good weekend,
Mary