segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

'Ser mujer y ser joven es una combinación explosiva'

Saí de casa à pressa, vesti a primeira coisa que me apareceu no armário, apanhei o meu cabelo com o primeiro elástico da mesinha de cabeceira, vesti o casaco. Não tinha mais que o porta-moedas e as chaves de casa na mão – café com leite rápido no fontana.

Entro, sou presenteada pela simpatia dos empregados, oiço os habituais piropos... não percebo se o senhor os faz para irritar as colegas, se é ceguinho ou se é só mesmo amoroso. (ficará para outras núpcias) Peço o habitual café com leite que aquece a alma e conforta o dia e eis que as gordas de EL MONDO são – ‘Ser mujer y joven es una combinación explosiva’ – intriguei-me... quem seria a moçoila da capa que tão profunda frase pronuncia?

Sento-me, beberico o café, procuro as páginas da entrevista à Soraya, demasiada informação para quem passou o dia a faxinar... pois que a dita Soraya é a porta-voz do PP no parlamento, pois que a entrevista é sobre o seu cargo e não sobre a sua condição de mulher, bonita e jovem, pois que então não entendo a dita frase da capa!
Volto ao princípio da notícia, releio com mais atenção, e volto a não perceber a frase! Indiferente se a senhora é jovem, o que interessa é se faz ou não bem o seu trabalho! Interessa é saber se vinga o partido que e elegeu como porta-voz parlamentar, interessa é saber se uma mulher, mesmo que jovem, pode estar no Parlamento e ter a mesma dignidade de um homem, interessa é que ainda bem que há mulheres no Parlamento.

Tenho para mim que se o mundo se regesse por mulheres era bem melhor. Lembro-me do Carranca, foi o melhor professor que tive na minha vida de estudante, leccionava Integração na Escola Profissional de Teatro de Cascais, ensinou-me mais que muitos anos de livros e testes. Dizia sempre – ‘As mulheres têm a voz ligada ao coração e ao útero’ – deve ser isso...

A verdade é que Espanha tem mais mulheres que homens no Governo, o cargo da defesa está entregue a uma mulher, e tantos outros cargos. São, na sua maioria, jovens, demasiado jovens. Ou então não. Ter 31 anos, 41 ou 51... indiferente! ‘As mulheres têm a voz ligada ao coração e ao útero’ – sim, têm. Por isso são melhores em cargos de chefia, por isso são mais sinceras. Por isso ainda são alvo da esfera pública quando fazem matéria da VOGUE... que todas as Ministras do mundo se unam e provem que ser mulher não é um impedimento a nada – é uma honra cedida pela Mãe Natureza.

Sim, ‘ser mujer y joven es una combinación explosiva’. Mas não por se ser alvo de piropos enquanto se beberica um café, não porque se leva com aquelas bocas piores que más dos pedreiros, não porque se tem o estigma de se ser mulher. Antes porque se é jovem e porque se acredita que se tem força para mover o mundo, antes porque se é mulher e se tem ‘a voz ligada ao coração e ao útero’, antes porque se tem o dever e o direito de ter voz, antes porque se pode alcançar os que as gerações de outrora não sonhavam alcançar.

Sou mulher e sou jovem.
A cada dia que passa sinto essa combinação explosiva em mim.
Tenho uma Mãe que comanda uma tropa inteira sem pestanejar e, graças a isso, acredito, com toda a minha feminilidade e juventude, que ser Mulher é um Graça cedida pela Mãe Natureza.

Mais, ser mulher e ser jovem é um estado de espírito, qualquer que seja a idade do B.I.

1 comentário:

  1. Oi Maria,
    Titio Rebola falou-me do teu blogue.
    Fazes recordar-me momentos que vivi há uns anos quando tb agarrei na mochila. Garanto-te que dez anos depois não há dia que não os recorde. Aproveita cada segundo, "o aqui e o agora". Beijos Sofia Maia

    ResponderEliminar