quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Capoeira

Capoeira – esse jogo tão bonito de se ver por quem o sabe jogar e empenha a arte do corpo na arte da luta dissimulada.

De há uns anos para cá a Capoeira foi-me entrando na vida pelas mãos da minha irmã mais nova, assisti a campeonatos, a demonstrações, a aulas e só por uma breve vez me atrevi a entrar na roda... confesso que não morri de amores por essa experiência! Mesmo assim fiquei sempre com a sensação que era uma coisa que mais tarde ou mais cedo iria experimentar mais a sério e tirar conclusões mais profundas.

Mais tarde, e já no Brasil, deparei-me coma possibilidade de a Capoeira poder ser tida como uma comunicação universal dos povos, os grupos são mais que muitos e assim que um se reúne numa rua de qualquer uma cidade logo aparecem mais e mais dispostos a entrar na roda e a embelezar a arte.

Qual não foi o meu espanto quando o meu ginásio no início deste ano anunciava aulas de Capoeira na nova programação... hum... estão a imaginar o que se segue? Pois que foi isso mesmo que se seguiu! Ontem, depois de um dia cheio de andanças e de 45 minutos de passadeira lá fui eu com a minha fiel companheira de aventuras experimentar uma aula... ok! A coisa até é bonita, mete os músculos todos a mexer e deixa-nos KO mas hoje sinto músculos que nem sabia que existiam! A aula tem a duração de uma hora, o professor é brasileirinho e faz parte do mesmo grupo que a minha pequena irmã, as pessoas que se atrevem a aprender alguma coisinha são poucas, resumem-se a um senhor dos seus trinta e tal anos, careca, a duas Tugas armadas em chicas espertas, uma brasileirinha que vai acabar no Hospital de la Santisima Trinidad, uma jovem com um ar de Leste, um rapazinho que mal se dá por ele, a namorada do Professor e o próprio... que fala uma misturada de brasileiro com espanhol e acha que todos nós conseguimos fazer aquelas acrobacias fantásticas! O certo é que pretendo voltar hoje, daqui a menos de duas horas lá estarei eu outra vez, empenhada em me partir ao meio e em transpirar que nem um porco em dia de matança... se sobreviver terão direito a mais novidades minhas, senão fica aqui um sincero abraço a todos aqueles que têm consigo a arte do Jogo Capoeira.

À minha pequena irmã só lhe digo – admiro-te Ticas!

“Os que sonham de dia têm conhecimento de muitas coisas que escapam aos que sonham de noite” – Edgar Allan Poe

Sem comentários:

Enviar um comentário